"A UNITEL não tem condições de partilha nos sites, que se recusou partilhar em Luanda"
Numa altura de alguma agitação do mercado, forçada pela entrada de uma nova operadora, o
director-geral da Unitel defende que a empresa tem a obrigação de manter a liderança do mercado.
Em entrevista respondida por email, Miguel Geraldes apresenta também as razões pelas quais a empresa que dirige não está a partilhar as suas infra-estruturas com a Africell.
Como é que a Unitel está preparada para o reforço da concorrência com o início das operações de mais uma operadora?
O posicionamento da Unitel, no mercado, ao longo de 21 anos, foi sempre focado na entrega de resultados, na inovação, na excelência e na qualidade do serviço. O sector das telecomunicações está a transformar-se e é preciso acompanhar as expectativas e necessidades dos clientes, daí estarmos comprometidos com a modernização e expansão contínua da rede. Em simultâneo, estamos a evoluir o modelo de oferta e dos preços dos serviços, para que no final os angolanos percebam que a Unitel é a escolha certa no que se refere ao custo-benefício. Temos igualmente a noção que de que a concorrência gera competência e isso só nos impulsiona e motiva a sermos melhores.
Mas como é que essa preparação se materializa em termos de investimentos?
Nos últimos três anos, com a depreciação da moeda nacional, de onde vêm as receitas da Unitel, o custo em kwanza teve impacto muito significativo, pois todos os custos tecnológicos estão indexados à moeda estrangeira. Apesar disso e da inflação, a Unitel nunca subiu os seus preços. Pelo contrário, redesenhou a oferta com os pacotes integrados como os Planos+ que hoje são usados por milhões de angolanos com opções diárias e semanais, e que baixaram significativamente o preço dos serviços de voz e dados. Ao mesmo tempo, investimos mais de 120 mil milhões de kwanzas todos os anos.
Em conclusão, no contexto de 2019 até à data, a Unitel investiu fortemente na rede e redefiniu a oferta a fim de reduzir a inacessibilidade aos serviços. Com tudo isso, melhoramos a percepção da nossa marca e posso dizer-lhe que a Unitel está preparada para os desafios do futuro e para enfrentar a concorrência.
Para ler o artigo completo, subscreva o Valor Económico, por transferência, para A006 0051 0000 7172 9933 1532 1 e envie o comprovativo para assinaturas@gem.co.ao ou ligue para 00244 941 784 791 e 00244 941 784 792.
JLo do lado errado da história