Aumenta a produção de contadores de energia
A Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP) e a Energitec - Contadores de Energia, Lda assinaram, na quinta-feira, um contrato de investimento privado avaliado em cerca de 15,3 milhões de dólares, que visa a concepção e exploração de uma fábrica para e montagem de contadores de energia eléctrica.
A Energitec comporta duas linhas de produção, sendo uma destinada à produção de contadores monofásicos e outra de contadores trifásicos.
O projecto vai gerar 500 postos de trabalho directos, dos quais 437 para angolanos e 63 para expatriados.
No acto de assinatura, o responsável de apoio tecnológico da fábrica, António Papoila, disse que a unidade vai começar a ser instalada, a partir de Agosto próximo, prevendo-se que no período de seis a nove meses inicie o seu funcionamento.
A fábrica terá uma capacidade para produzir mil contadores/dia, mas o objectivo é instalar 220 mil a 250 mil contadores/ano.
A unidade fabril, localizada em Viana, Luanda, possui uma área coberta de mais de 3 mil metros quadrados e uma capacidade instalada para produzir mais de 1 milhão de contadores. Vai aplicar a tecnologia portuguesa e pretende atingir o mercado da África Austral.
Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com...