Bengo exporta madeira para Europa e Emiratos Árabes Unidos
O director provincial da Agricultura no Bengo, Faustino Quissaque Ngonga, revelou esta quinta-feira à Angop que a madeira produzida no Bengo está a ser exportada para Espanha, Itália, Portugal e Emiratos Árabes Unidos.
“As primeiras amostras começaram a sair em 2013 e em 2014 exportou-se madeira para a Itália e Espanha num total de 2.450 metros cúbicos de madeira por intermédio da empresa GDS”, explicou o director provincial da Agricultura.
Faustino Quissaque Ngonga revelou que em 2015 a empresa Angosolução exportou 109 metros cúbicos de madeira serrada para Portugal, enquanto a Matos e Jean exportou 4.160 metros cúbicos de madeira em toro para os Emiratos Árabes Unidos.
Segundo o responsável, a província do Bengo tem madeira nobre e de boa qualidade, aceitável no mercado internacional como a Muanza, Longui, Ndulo, Undianunu, Kibaba, entre outras, sendo a Moreira a espécie que mais predomina na província.
De acordo com o director da Agricultura a província do Bengo está bem, em termos de exportação da madeira, e pretende melhorar, exportando cada vez mais este produto e arrecadando mais receitas para os cofres do Estado.
Considera que o sector está a crescer desde 2013, gerando “muitos empregos e receitas para os cofres do Estado” através do licenciamento de empresas e multas aplicadas.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...