BNA gastou quase 80% do ‘plafond’ para ajudar as empresas
O Banco Nacional de Angola já desembolsou quase 80 mil milhões de kwanzas para comprar títulos de dívida pública aos bancos, numa tentativa de injectar liquidez nas empresas em dificuldades devido à pandemia da covid-19.
"O Banco Nacional de Angola procedeu até ao dia 3 de Julho do ano em curso, a 123 operações de compra de Obrigações do Tesouro na plataforma de negociação da BODIVA, referente a compra de títulos a 72 empresas, tendo desembolsado um total de 79,3 mil milhões de kwanzas", cerca de 121 milhões de euros, lê-se numa nota divulgada no site da instituição.
As operações, realizadas junto de 13 bancos, foram lideradas pelo Banco Angolano de Investimentos (BAI) e pelo Banco de Fomento Angola (BFA), com 15 e 14 empresas respectivamente, representando a maioria das operações, com um montante de 41,9 mil milhões de kwanzas.
Do total de 100 mil milhões de kwanzas aprovados no âmbito desta linha de liquidez que visa conferir recursos de tesouraria às empresas, restam agora pouco mais de 20 mil milhões de kwanzas.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública