BNA realiza primeiro leilão de divisas a prazo
O Banco Nacional de Angola (BNA) realiza nesta quarta-feira, o primeiro leilão de divisas a prazo, com a disponibilização de 25 milhões de dólares, com liquidação efectiva em D+30.
O leilão, de acordo com a nota do banco central, estará aberto à participação de todos os bancos comerciais, nas mesmas condições aplicáveis aos actuais leilões de moeda estrangeira.
Com a introdução de leilões a prazo, o banco central procura conferir maior previsibilidade ao mercado cambial e contribuir para a evolução informada da taxa de câmbio.
"Esta iniciativa vem assim instituir a prática de formação e utilização de taxas de câmbio futuras e estabelecer um mercado de futuros cambiais no sistema financeiro angolano", lê-se no documento.
Na nota, o BNA garante que os bancos comerciais terão melhores condições de negociar vendas a prazo aos seus clientes, transmitindo desta forma maior segurança ao mercado no que diz respeito à disponibilidade de moeda estrangeira bem como à taxa de câmbio aplicável, servindo assim para mitigar o risco cambial nas transacções cambiais, em particular nas operações de comércio externo.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...