BNA vendeu 11 mil milhões de euros
O Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu, em 2018, 11,46 mil milhões de euros, valor que traduz um aumento de cerca de 5%, face ao período homólogo de 2017.
Os dados do BNA não fazem referência ao movimento em dólares. Apenas mencionam a venda de euros, sendo que a média mensal foi de quase 955,2 milhões, que também representa um aumento de quase 5%, comparativamente a 2017, ano de maiores ‘apertos’ no mercado cambial.
As maiores remessas de divisas ocorreram em Maio, Junho, Agosto e Dezembro. Nesses meses, o volume de divisas disponibilizadas pelo banco central superararm os mil milhões de euros. Abril surge na informação com a menor venda: cerca de 596,3 milhões de euros. Janeiro e Outubro foram os meses com maior movimento: 750 milhões de euros, respectivamente, segundo o banco.
A redução do mercado de cambiais leva o BNA a alertar as empresas nacionais a uma ponderação quanto à contratação de expatriados.
No âmbito do conjunto de medidas estabelecidas para a retoma do crescimento económico sustentado, o BNA promove uma conferência sobre financiamento ao sector privado, a decorrer em Luanda no próximo dia 23, no auditório ‘Saydi Mingas’, no Museu da Moeda, em Luanda.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública