Comércio entre China e países lusófonos sobe 25,3%
Estatísticas são dos serviços da alfândega chineses, que contabilizam em 96,6 mil milhões de dólares montante das importações do gigante asiático de países lusófonos. Já as exportações da China para o bloco lusófono fixaram-se em 38,3 mil milhões.
As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa atingiram, entre Janeiro e Novembro do ano passado, 134,981 mil milhões de dólares, anunciaram as autoridades chinesas.
De acordo com as estatísticas dos serviços da Alfândega chineses, publicadas na segunda-feira, 21, este valor representou um aumento de 25,3% em relação a igual período do ano anterior.
No período, as importações da China de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste cifraram-se em 96,670 mil milhões de dólares, o que representa uma subida homóloga de 29,3%, segundo os mesmos dados publicados no site do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países de língua portuguesa. Já as exportações chinesas para o bloco lusófono foram de 38,311 mil milhões de dólares, um aumento de 16,1% relativamente ao mesmo período de 2017, indicaram.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública