Girabola Zap
Banco BAI
Despacho presidencial

Despesa com médicos cubanos ascende a 79,6 milhões de dólares

02 Jun. 2020 Economia / Política

Os custos para a contratação de médicos especialistas cubanos para assistência médica ascendem a 79,6 milhões de dólares, segundo um despacho presidencial que autoriza a despesa.

Despesa com médicos cubanos ascende a 79,6 milhões de dólares

A contratação dos especialistas cubanos visa assegurar assistência médica às populações e formar profissionais nacionais, mas o diploma não faz referência ao combate à covid-19.

João Lourenço delegou na ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, competência para praticar todos os actos decisórios e de aprovação tutelar, incluindo a aprovação das peças do procedimento até à celebração do contrato.

Os recursos necessários à implementação do contrato devem ser assegurados pela ministra das Finanças. Em Abril, a ministra da Saúde anunciou a chegada ao país de 244 médicos cubanos, para apoiar no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus, que estão a ser distribuídos por todo país.

A contratação de médicos cubanos para Angola levantou polémica entre a classe médica local, liderada sobretudo pelo Sindicato Nacional dos Médicos de Angola (Sinmea), que já manifestou o seu descontentamento com a questão.

Em comunicado, o Sinmea considera desvalorizada a classe médica angolana numa comparação ao salário de 5.000 dólares atribuído aos cubanos.

X