APP VE
No Centro Cultural Português, em Luanda

Documentário ‘Outros Rituais Mais ou Menos’ lançado hoje

CINEMA. Peça foi criada com base em entrevistas e trabalho de 
pesquisa sobre a cultura cokwe, tendo como ponto de partida o ‘corpo’, com as distintas significações e contactos.

Documentário ‘Outros Rituais Mais ou Menos’ lançado hoje

 

O realizador Jorge António prevê proceder hoje, terça-feira (12) ao lançamento do DVD ‘Outros Rituais Mais ou Menos’, no Centro Cultural Português, em Luanda, a partir das 18h30.

Este é um documentário que acompanha a montagem da obra ‘Peças Para uma Sombra Iniciada’ e ‘Outros Rituais Mais ou Menos’, criada com base em entrevistas de campo e trabalho de pesquisa sobre a cultura cokwe, tendo o ‘corpo’, com as distintas significações e contactos, como ponto de partida.

A peça, estreada a 18 de Setembro de 2009, no Nacional Cine Teatro de Luanda, marcou o reinício das temporadas da Companhia de Dança Contemporânea de Angola.

Jorge António, o autor do documentário, nasceu em Lisboa em 1966. Licenciou-se em Cinema e Teatro e especializou-se na área da produção.

Colaborou em várias produções, tendo realizado o primeiro filme com apenas 24 anos. Cruzou-se com Angola após ter realizado – em 1993 e durante o período de guerra - a longa-metragem e primeira co-produção luso-angolana ‘O Miradouro da Lua’.

Em 2010, no âmbito do Festival Internacional de Cinema (FIC Luanda) recusou o Prémio do Melhor Documentário pelo seu trabalho ‘O Lendário Tio Liceu e os N’gola Ritmos’, oferecendo o valor monetário a uma instituição de caridade de apoio a crianças.