ANGOLA GROWING
Geralda Embaló Directora-Geral Adjunta

E agora pergunto eu...

15 Mar. 2023 Geralda Embaló Opinião
E agora pergunto eu...

Seja bem-vindo querido leitor a este seu espaço onde já sabe, perguntar não ofende depois de uma semana que fechou com o sonho do presidente João Lourenço a ser concretizado... pelo seu homólogo chinês. 

Xi Jinping deu uma valente ‘curva’ na limitação a dois mandatos, e tomou posse para iniciar o terceiro mandato de cinco anos numa extensão de tempo que não se via desde o tempo do fundador da República Popular da China - Mao Tse tung e foi eleito por unanimidade pelos três mil membros votantes do maior partido do mundo. E como é que o chinês concretizou o sonho do mangop, como foi?

Segundo analistas políticos com um conjunto de acções dentro e fora do partido que colocam Jinping no topo da cadeia no que à estratégia política diz respeito.

Dentro do partido as estratégias até podem parecer familiares ao nosso candidato a terceiro mandato - rodear-se de amigos e a eliminação de toda e qualquer possível concorrência tudo com recurso a uma narrativa de combate à corrupção que não só acabou com a concorrência, mas deixou clara a mensagem de que quem se assanhar, independentemente do estatuto, não está a salvo de cair em desgraça.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.

Geralda Embaló

Geralda Embaló

Directora-geral adjunta do Valor Económico