empresa se tornou na maior instituição no mercado financeiro

Entrada da UNITEL reforça liquidez e atrai investidores à BODIVA, destaca Cristina Lourenço

A Presidente da Comissão Executiva (PCE) da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), Cristina Lourenço, referiu que a entrada da UNITEL no mercado de capitais reforça não só a diversificação em termos de sectores de actividade, como também a profundidade, a liquidez e a atractividade do mercado de bolsa de acções.

Entrada da UNITEL reforça liquidez e atrai investidores à BODIVA, destaca Cristina Lourenço
DR

Com a entrada da UNITEL na BODIVA, a empresa torna-se a maior instituição no mercado financeiro e a primeira não bancária dentro da cúpula, criando oportunidades para investidores nacionais e não residentes cambiais, com a possibilidade de continuar a contribuir para impulsionar o financiamento sustentável da economia angolana. 
Cristina Lourenço sublinha que, ao iniciar a negociação das acções da UNITEL no mercado de Bolsa de acções, celebra-se não apenas uma operação financeira “bem-sucedida”, mas também a materialização de um modelo de crescimento assente na transparência, na boa governação corporativa e na inclusão económica.  
A responsável defende, igualmente, um crescimento acompanhado por um investimento contínuo na educação financeira das diferentes partes do mercado, pois um mercado mais participativo exige investidores cada vez mais informados, mais preparados, mais capacitados e mais conscientes daquilo que são as suas acções de investimento.  
Cristina Lourenço chama a atenção dos novos investidores para que tenham consciência de que quem investe em acções deve saber que este é um instrumento que, pela sua natureza, é de rentabilidade variável, apelando também aos membros da BODIVA para que continuem com o exercício de educar financeiramente, a fim de os accionistas terem a noção dos potenciais ganhos e riscos. “Assumimos, assim, o nosso contínuo compromisso em manter uma bolsa em que se possa livremente transaccionar os seus activos com segurança e com eficiência. Apelamos, também, à racionalidade na tomada de decisões, quer seja por parte de investidores retalhistas, investidores institucionais ou do público em geral”, disse Cristina Lourenço, para quem o mercado bolsista não é estático.