Governo já gastou mais de 900 mil dólares em testes
O Governo gastou 972.400 dólares norte-americanos na realização de 12.155 testes aos suspeitos da covid-19, desde o início da testagem no país, em Março último.
De acordo com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, cada teste de covid-19 “não custa menos de 80 dólares norte-americanos”, sem adicionar os custos com a água, energia eléctrica, material informático e recursos humanos, elementos fundamentais para a testagem dos cidadãos.
Ao responder as questões dos jornalistas, em conferência de imprensa, a governante referiu que o preço de cada teste no sector público aproxima-se ao preço praticado nas clínicas privadas do país.
“Os cidadãos só sentem os custos do tratamento da covid-19 e de outras doenças quando recorrem às clínicas privadas, facto que permite perceber e reconhecer os esforços e investimentos que o Governo faz para assegurar a saúde pública”, afirmou.
Até ao momento, os laboratórios de testagem à covid-19 receberam um acumulado de 12.155 amostras, das quais 11.719 negativas, 92 positivas e 344 em processamento laboratorial.
Além disso, o país tem 785 pessoas em quarentena institucional, com Luanda a registar 458 cidadãos, enquanto os casos suspeitos cifram-se em 457 e os sob investigação em 1.160.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável