ANGOLA GROWING
GOVERNO QUER ELEVAR TAXA DE COBERTURA

Investimentos na água podem ‘engolir’ seis mil milhões de dólares

O Governo prevê no quinquénio 2018-2022 investir 5.953 mil milhões de dólares para atingir uma taxa de cobertura de 85% no abastecimento de água em zonas urbanas e 80% em zonas rurais.

09c061ab0 d3c5 41ca 8a76 ba8b1f5c4b84

Segundo o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, que falava em Saurimo, Lunda-Sul, no VIII Conselho Consultivo do sector, para implementação do ‘plano de acção’, quinquenal, o Governo conta com o financiamentos do Banco Mundial e do Banco Africano de Desenvolvimento.

Boa parte dos recursos financeiros por ‘captar’ devem ser ‘engolidos’ por cerca de 30 projectos em Luanda alguns dos quais ‘estagnados’ por falta de dinheiro. De acordo com os dados oficiais, a população do país anda à volta de 28 milhões e cresce 3% por ano.

Mais de sete milhões, cerca de 30 % do total vive na capital com uma demanda média acima de 115 litros de água por habitante diariamente.

Por isso, o dinheiro deve ser aplicado na construção de infra-estruturas de captação, tratamento e distribuição de água que por sua vez, de acordo com executivos da EPAL “requerem um planeamento apertado e uma constante atenção às movimentações demográficas na província”.