ANGOLA GROWING
Sete anos depois da presença da Chanceler

João Lourenço visita Alemanha em Agosto

O Presidente da República, João Lourenço, deverá deslocar-se, em Agosto deste ano, a Alemanha em visita oficial de dois dias, confirmou à imprensa, o embaixador daquele país em Angola, Rainer Muller.

Schermopname 3052 656x381

O embaixador alemão, que foi recebido em audiência na terça-feira pelo Presidente João Lourenço, adiantou os dias 22 e 23 de Agosto como datas da visita. “Falamos um pouco sobre o programa da visita, bem como sobre a cooperação militar e económica”, afirmou o embaixador Rainer Muller, que encerra a sua missão em Angola na próxima segunda-feira, classificando como excelente a relação entre os dois países. “Somos parceiros estratégicos.

Temos uma comissão mista bilateral que se reúne em cada dois anos”, afirmou o diplomata que já representou, como embaixador, o Estado alemão no Brasil e em Moçambique, garantindo que deixa o país (depois de quatro anos) satisfeito. Estimou em cerca de 500 milhões de euros o volume de negócios entre os dois países, tendo como principal fonte a venda de petróleo angolano ao estado europeu.

No histórico de visitas de chefes de Estado e de Governo dos dois países, destaca-se a do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, na Alemanha em 2009.

A Chanceler Angela Merkel retribuiu com uma visita a Angola em 2011. Em 2012, foi criada a Comissão Bilateral de Cooperação entre Angola e Alemanha com o propósito de rever a cooperação existente e identificar outras áreas de cooperação.