Lucros da GA Seguros avançam 15,8% em 2015
As actividades da GA Angola Seguros registaram lucros de 776,8 milhões Kwanzas, entre Janeiro e Dezembro de 2015, um crescimento de 15,8% face aos 670,8 milhões registados nas contas do ano anterior, revelou ao VALOR o CEO da entidade, Paulo Bracons.
De acordo com o gestor, contribuíram para os resultados da empresa os prémios de seguros emitidos pela seguradora, que, em finais do ano passado, ficaram contabilizados em 20,5 mil milhões kwanzas, mais 19,8% do que o recolhido em 2014, quando as contas apontavam para 17,1 mil milhões kwanzas.
Do resultado obtido, o seguro obrigatório de responsabilidade civil foi o que mais contribuiu para as contas de 2015, com o ramo automóvel ligado às empresas a responder por dois terços do volume de negócio da seguradora e os particulares com um terço do total, segundo o gestor.
“O ramo automóvel representa 20% do volume de negócio da GA, equivalentes a 5.225 milhões de kwanzas. É dos ramos mais expressivos na nossa carteira de seguros”, afirmou Paulo Bracons, sublinhando que o número pode subir dado que os seguros são ainda baixos face ao número de automóveis em circulação.
Paulo Bracons acredita que, com o aumento das redes de distribuição e da cultura dos seguros, o peso do sector segurador no Produto Interno Bruto (PIB) do País poderá evoluir a níveis acima de 1%.
“O sector segurador só vai desenvolver-se quando todas as seguradoras criarem as redes de agentes de seguros que, com a sua capilaridade, podem chegar a pontos onde hoje, nós, as seguradoras não conseguimos”, considera Paulo Bracons.
Para o caso da GA, está já em marcha, segundo o seu CEO, um plano de alargamento das redes de agências e pontos de venda. Um desafio que poderá contar com um investimento de 30 milhões de dólares, que o novo accionista do grupo marroquino Saham Finance prevê aplicar entre 2016 e 2018.
METAS PARA 2016
Entre os objectivos da seguradora para o ano de 2016, constam, para já, os desafios da construção da nova sede, a entrada de novos produtos e serviços no portfólio da empresa, além da mudança de marca, de GA para Saham Angola Seguros, que deve acontecer no início do mês de Junho.
NR
Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com...