Madeira é produto com potencial exportável
O ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, garantiu esta segunda-feira que a madeira nacional é uma das melhores do continente, por isso, entende, tratar-se de um produto com potencial para a exportação.
Para o ministro, que participava no encontro entre os empresários nacionais, a produção de madeira em 2015 foi de 125 mil metros cúbicos e a meta, para 2017, é de 230 mil metros cúbicos.
“Acreditamos que a nossa madeira é um dos potenciais produtos de exportação, por isso queremos prestar mais atenção porque ainda existem muitos produtores ilegais”, afirmou.
Manifestou, por isso, o desejo de regular o transporte da madeira entre as províncias para se criar receitas nos locais onde ela é produzida.
Pedro Canga informou que a proposta de lei de florestas e fauna selvagem, que vai substituir um diploma dos anos 40, já está submetida à Assembleia Nacional, e estabelece o regime jurídico de acesso e uso sustentável dos recursos.
Nas zonas de madeiras “deve-se”, com urgência, criar serrações de formas que o material saia preparado para os outros pontos do país e assim garantir emprego local.
Está em estudo a proibição da exportação da madeira porque evita de certa forma a desflorestação das áreas em Angola.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública