Mais de mil eleitores vão votar apenas no próximo dia 26
Mil e 310 eleitores de 15 assembleias de voto de Moxico, Lunda-Norte e Benguela vão votar apenas no próximo dia 26 de Agosto (sábado), informou hoje, quinta-feira, (24) a porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral, Júlia Ferreira.
Em declarações à imprensa para anunciar as decisões tomadas na plenária realizada na madrugada de quinta-feira para analisar a organização das eleições gerais que tiveram lugar quarta-feira, a responsável explicou que tal situação se deveu a condições climatéricas e a avaria dos meios aéreos.
De igual modo, Júlia Ferreira apontou o despenhamento, recentemente, de uma aeronave que se encontrava ao serviço da CNE para fazer a distribuição logística. Referiu que, tendo em conta o estipulado na lei, o acto eleitoral nessas localidades terá lugar no próximo sábado, 26, tendo sido notificados os delegados de lista dessas assembleias. Frisou que a realização desse acto no sábado, nessas localidades, não constitui impeditivo para a divulgação dos resultados provisórios tão logo a Comissão Nacional Eleitoral tenha em sua posse as actas sínteses provenientes das diversas assembleias de voto.
Júlia Ferreira considerou que, em termos gerais, o processo de votação foi satisfatório, tendo em conta os pressupostos e procedimentos consignados na lei que foram escrupulosamente observados no decurso do acto eleitoral que decorreu no país. “Constatou-se a presença dos cadernos eleitorais nas mesas de voto, assim como maioritariamente os cidadãos apresentaram os seus cartões eleitorais e a existência do material eleitoral adequado para o processo de votação”, descreveu a porta-voz.
Destacou a presença dos delegados de lista e dos observadores e o registo de uma afluência massiva dos eleitores às assembleias de voto, e o papel desempenhado pelos assistentes eleitorais.
O início da divulgação dos resultados provisórios está previsto para hoje, quinta-feira, de acordo com a responsável.
JLo do lado errado da história