Nomeação de Isabel dos Santos permite-lhe “chegar” ao BCP
A empresária Isabel dos Santos vai liderar o conselho de administração da Sonangol, que é o maior acionista do banco português, Millennium BCP.
Depois de ser nomeada a presidente do conselho de administração da Sonangol, através de um despacho do Presidente da República, a empresária angolana entra na liderança da petrolífera, que ocupa a posição de maior accionista do Millennium BCP, com quase 18% do capital.
Com esta nomeação, a empresária angolana ganha capacidade de intervenção nas decisões da Sonangol sobre o futuro do maior banco privado de Portugal. A petrolífera angolana tem vários representantes no conselho de administração do banco português.
A nomeação de Isabel dos Santos para a liderança do maior accionista do BCP surge pouco tempo depois de notícias que davam conta do interesse da empresária angolana no maior banco privado português, num cenário de saída do BPI, onde é hoje a segunda principal accionista.
Segundo o semanário Expresso, este movimento teria até sido bem acolhido pelo primeiro-ministro António Costa no quadro das conversas patrocinadas pelo governo para resolver o impasse accionista no BPI.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública