Nomeado novo embaixador para Angola
NOMEAÇÕES. Carlos Gustavo dos Anjos é, desde ontem, o novo embaixador de São Tomé e Príncipe em Angola. O presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, nomeou também Ângela José da Costa Pinheiro como diplomata do país na Guiné Equatorial.
O Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, nomeou novos embaixadores para Angola e para a Guiné Equatorial, conforme proposta do governo do primeiro-ministro, Patrice Trovoada. Os diplomatas nomeados são Carlos Gustavo dos Anjos, para Angola, e Ângela José da Costa Pinheiro, para a Guiné Equatorial, respectivamente.
Carlos Gustavo dos Anjos substitui no cargo Damião Vaz de Almeida, um veterano do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP), principal partido da oposição, e Ângela Pinheiro vai ocupar o cargo deixado por Homero Salvaterra, também membro da direcção da mesma formação partidária.
Carlos Gustavo dos Anjos é um antigo ministro dos Negócios Estrangeiros no governo de coligação entre o Movimento Democrático Forças de Mudança e o Partido de Convergência Democrática, enquanto Ângela Pinheiro exerceu as funções de ministra da Saúde num anterior governo liderado por Patrice Trovoada, em 2012.
O Presidente Evaristo Carvalho demitiu, a 21 de Janeiro, os embaixadores são-tomenses em Angola, na Guiné Equatorial, nos Estados Unidos da América e em Taiwan.
Com a nomeação dos embaixadores para Angola e Guiné Equatorial ficam por preencher as vagas nas embaixadas dos EUA e da China, o mais recente parceiro bilateral com quem São Tomé e Príncipe estabeleceu relações diplomáticas a nível de embaixada em finais de Dezembro de 2016.
Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com...