Para fundo de emergência humanitária

ONU arrecada 370 milhões USD

09 Dec. 2020 Mundo

As Nações Unidas (ONU) anunciaram durante uma videoconferência de doadores que arrecadou mais de 370 milhões de dólares para o Fundo de Emergência, destinado a responder parcialmente às crises humanitárias em todo o mundo em 2021.

ONU arrecada 370 milhões USD

Mais de 50 doadores contribuíram com esta quantia para o Fundo Central de Resposta a Emergências da ONU, administrado pelo subsecretário-geral da organização para Assuntos Humanitários, Mark Lowcock.

"Este Fundo é uma das maneiras mais rápidas de ajudar as pessoas atingidas por crises repentinas ou em crises em deterioração, e aqueles que não estão na linha de frente do radar global", disse terça-feira o Secretário-Geral do ONU, António Guterres.

Criado em 2005, o Fundo "ajudou milhões de pessoas neste ano a receberem alimentos, cuidados, abrigo e proteção", acrescentou Lowcock.

O Fundo de Emergência da ONU beneficiou neste ano 65 milhões de pessoas em 52 países e territórios com mais de 900 milhões de dólares.

Esses recursos foram usados em combate à pandemia da covid-19 e outras doenças, em conflitos ou durante catástrofes naturais (secas, terremotos, furacões) ou para prevenir a fome, segundo o comunicado.

A conferência de doadores para o Fundo de Emergência acontece dias após a ONU ter divulgado a estimativa das necessidades humanitárias de 160 milhões de pessoas em 2021, que chega a 35 mil milhões de dólares.

X