Petrobras lança plano para demissão voluntária dos funcionários
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira um novo programa de demissão voluntária aberto a todos os funcionários, noticiou o jornal Globo.
Segundo a empresa pública brasileira, o objectivo é “adequar sua força de trabalho às necessidades do Plano de Negócios e Gestão, buscando optimizar a produtividade e reduzir custos com foco no alcance das metas”. O período de inscrições começa a 11 de Abril e vai até 31 de agosto.
A estatal revela que cerca de 12 mil empregados está em condições de se aposentar. Se esse total aderir ao programa, o corte de pessoal vai representar 21% dos 57 mil funcionários da Petrobras. A economia esperada com as demissões é de 33 mil milhões de reias (mais de 9 mil milhões de dólares) até 2020.
Entretanto, a petrolífera garante que este plano vai preservar o “efetivo necessário à continuidade operacional da companhia e ajuste de pessoal em todas as áreas”.
A Petrobras tem procurado reduzir os custos num cenário de queda nos preços do petróleo e de alto endividamento. A 21 de Março anunciou um prejuízo “recorde” de quase 37 mil milhões de reias (mais de 10 mil milhões de dólares) em 2015, devido ao preço do petróleo em baixa e à perda do grau de investimento.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública