APP VE
Moçambique

Presidente exonera vice-ministra da Economia e Finanças

08 Feb. 2019 Sem Autor Mundo

O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exonerou esta quinta-feira a vice-ministra da Economia e Finanças, Maria Isaltina de Sales Lucas, indiciada nas investigações ao caso das dívidas ocultas do Estado.

24411837 770x433 acf cropped

Maria Isaltina de Sales Lucas faz parte da lista das 16 pessoas que o Ministério Público moçambicano quer ver responsabilizadas pelo seu papel no processo de contratação de empréstimos de mais de dois mil milhões de euros a favor das empresas públicas Proindicus, MAM e Ematum, criadas com o objectivo de garantir a segurança marítima e pesca.

Os empréstimos foram avalizados pelo anterior Governo moçambicano sem a aprovação da Assembleia da República e à margem da lei orçamental, precipitando uma crise de dívida no país e o corte do apoio directo dos doadores ao Orçamento do Estado.

Maria Isaltina de Sales Lucas era directora do Tesouro no Ministério da Economia e Finanças na época da contratação dos empréstimos.

Além de Maria Isaltina de Sales Lucas, a Procuradoria-Geral moçambicana também quer que o antigo governador do Banco de Moçambique Ernesto Gove, o presidente do conselho de administração das três empresas que receberam os empréstimos escondidos, António do Rosário, e o ex-director dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE) Gregório Leão também sejam responsabilizados financeiramente pelo Tribunal Administrativo.

Presidente exonera vice-ministra da Economia e Finanças