Qual é o impacto da venda ambulante na economia real?
As medidas que o Governo angolano tem estado a adoptar para regular e supostamente “acabar” com a venda ambulante no casco urbano são as mais acertadas? Causas, efeitos e injustiças.
Entende-se por vendedor ambulante todo aquele que vende na rua sem lugar fixo. É um segmento social muito importante em qualquer parte do mundo. É evidente que tem de obedecer a certas regras que não desvirtuem o rosto paisagístico de uma cidade. Antes, devem reflectir a imagem da realidade que determinada a sociedade onde está a viver.
Nos Estados Unidos, Índia, Brasil etc., existem vendedores ambulantes. A pergunta que não se cala é: nos países onde existem vendedores ambulantes são maltratados, perseguidos, despojados dos seus bens ou mortos gratuitamente como em Angola?
Segundo pesquisas do Instituto Nacional de Eestatística (INE), 80% da população angolana trabalha no sector informal. Existem políticas de Estado concretas para transformar esses 80% em activos reais para a nossa economia? Esses 80% têm contribuído para os cofres do Estado?
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública