“Temos em Angola vários projectos financiados por bancos israelitas”
Considera as relações com Angola boas e salienta que é necessário melhorar e explorar novos sectores. De olhos no sector dos diamantes, Leo Vinovezky, embaixador de Israel em Angola, diz estar a decorrerem negociações no sector da aviação para a facilitação de voos directos para a Terra Santa. Desconhece qualquer ajuda do seu país para espiar figuras políticas, sendo que a defesa e a segurança não são escopo da embaixada.
Está há um ano em Angola, como embaixador de Israel. Que avaliação faz?
Fico muito contente de estar e trabalhar com muita gente em Angola, com uma simpatia muito humana. Chegámos para multiplicar as boas cooperações, em construção há mais de 30 anos. Para nós, isto é motivo de alegria e a construção de uma nova sede para a Embaixada de Israel em Angola tem um significado muito especial, porque representa a importância que Israel dá a Angola.
Como analisa a relação de mais de três décadas?
O estado das relações é bom, mas sempre dá para fazer mais, com vista a dar um salto. Temos também uma grande presença de homens de negócios israelitas em Angola, liderando diferentes projectos em diferentes áreas, como a agricultura, educação, cultura, construção, água e cibersegurança. Temos muitas áreas cuja cooperação é acompanhada por israelitas e isso nos orgulha, porque toda essa cadeia contribui para a economia nacional. Quando vejo uma companhia israelita que abre vagas de emprego para 300 ou 200 angolanos, sinto-me satisfeito, porque esse é o valor mais importante.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.







Escassez de algodão ameaça indústria têxtil e desmente metas do Governo