Trump apresenta-se hoje em tribunal de Nova Iorque
O ex-presidente norte-americano Donald Trump comparece hoje num tribunal de Nova Iorque, depois de ter sido formalmente acusado num caso que envolve o suborno de uma atriz pornográfica, num acontecimento inédito na história do país.
Donald Trump, que também é candidato à Casa Branca em 2024, chegou na segunda-feira a Nova Iorque, tendo passado a noite na Trump Tower, em Manhattan, rodeado por um forte dispositivo de segurança.
A sessão está marcada para as 14:15 (19:15 em Luanda) no tribunal criminal de Manhattan, onde Trump deverá passar por um protocolo, que inclui tirar impressões digitais e fotografia, e onde se vai declarar "inocente", indicou a defesa.
Espera-se que Trump compareça perante o juiz Juan Merchan, o mesmo magistrado que presidiu um julgamento criminal no ano passado no qual a empresa imobiliária do magnata foi condenada por fraude fiscal, mas no qual Trump não foi acusado.
Esta é a primeira acusação criminal contra um ex-presidente na história dos Estados Unidos que acarretou grandes desafios de segurança, com as autoridades a prepararem-se para possíveis manifestações.
Ainda não são conhecidas as acusações contra o ex-Presidente, mas alguns dos aliados mais fiéis saíram já em defesa do republicano, como a congressista Marjorie Taylor Greene, um dos nomes mais radicais do Partido Republicano.
Lusa
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’