Grupo Zahara encerra Kero Gika
O Grupo Zahara, detentor da rede de supermercados Kero, vai encerrar a loja Kero Gika, em Luanda.
O encerramento está previsto para o dia 31 deste mês. De acordo com um comunicado interno do grupo, a que Valor Económico teve acesso, os trabalhadores desta loja serão transferidos para outras lojas do grupo.
A rede de supermercados Kero que foi entregue ao Estado em Outubro do ano passado, no âmbito do processo de recuperação de bens constituídos com fundos públicos.
Num comunicado com três pontos, o grupo explica que, diferente das outras lojas, o espaço em que funciona a Kero Gika não pertence ao grupo Zahara. “A supracitada loja é explorada pela Zahara, no âmbito de um contrato de instalação de loja em estabelecimento comercial, celebrado com esta e a entidade gestora do centro comercial”.
O encerramento do Kero Gika coincide com o pior período já vivido pelo grupo. Acumulam-se as dívidas aos fornecedores, despedimentos, as prateleiras das lojas estão vazias, há pouco movimento de clientes nos espaços comerciais e sobram áreas abandonadas. Uma reportagem publicada, em Junho, pelo Valor Económico dava conta da ‘queda’ daquela que foi a rede de lojas mais movimentada e mais bem apetrechada de Luanda, desde que abriu o primeiro espaço comercial em Dezembro de 2010, no Nova Vida, em Luanda.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações