Contrato prevê durar 10 anos

Aberto concurso público para gerir o Kero

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) deu início, esta quinta-feira, 15, ao concurso público para a exploração e gestão da rede de hiper e supermercados Kero, detida pelo grupo Zahara Comércio.

Aberto concurso público para gerir o Kero

De acordo com uma nota na página do IGAPE, o concurso "tem como objectivo a cessão do direito de exploração e gestão da referida rede para uma empresa privada, num contrato de dez anos, sem opção de compra, e inclui doze lojas". As superfícies comerciais têm, de média, seis mil metros quadrados de área de venda em média.

Oito lojas estão localizadas em Luanda e quatro em Benguela, Huila e Huambo.

Os interessados devem remeter as propostas, até às18h30 de 3 Setembro, seguindo os requisitos previstos no Programa de Procedimento e Caderno de Encargos que se encontram disponíveis no seu 'website'.

A abertura do concurso público coincide com o pior período já vivido pelo grupo. Acumulam-se as dívidas aos fornecedores, despedimentos, as prateleiras das lojas estão vazias, há pouco movimento de clientes nos espaços comerciais e sobram áreas abandonadas. Uma reportagem publicada recentemente pelo Valor Económico destaca, à primeira vista, a ‘queda’ daquela que foi a rede de lojas mais movimentada e mais bem apetrechada de Luanda, desde que abriu o primeiro espaço comercial em Dezembro de 2010, no Nova Vida, em Luanda.  

X