APP VE
Ante Titulo

AGT aconselha ao pagamento de impostos

Agentes económicos formais e informais foram sensibilizados para a necessidade do pagamento regular de impostos, numa palestra promovida pela Administração Geral Tributária (AGT), em Mbanza Kongo.

AGT aconselha ao pagamento de impostos

O colóquio, orientado pelo chefe da repartição fiscal local, Ntona Vontade, abordou a “introdução da cultura tributária, bem como o regime excepcional de regulamentação fiscal”. Ntona Vontade revelou que, no âmbito da campanha para o alargamento da base tributária, a instituição cadastrou mais de mil comerciantes, apenas emMbanza Kongo, em 2018.

Embora sem os identificar, Ntona Vontade fez saber que existem pouco mais de 100 comerciantes que não honraram com o compromisso fiscal, durante todo o ano. No entanto, aconselhou os devedores a procurar a Repartição Fiscal, até Junho, para a regularização da dívida, sob pena de sofrerem penalizações previstas na lei.

O vice-governador para o sector político, social e económico, António Félix Kialunguila, calculou que a AGT, na província, arrecadou 7,675 mil milhões de kwanzas em receitas fiscais, só em Janeiro.

O Zaire possui representações da AGT nalguns postos fronteiriços e nas repartições fiscais de Mbanza Kongo e Soyo.