Angola acolhe mini-cimeira de chefes de Estados africanos
Luanda acolhe hoje (14) uma mini-cimeira com os presidentes de Angola, Congo, Gabão, Ruanda e Uganda, para analisar a situação política nas áfricas Central e Austral, com especial incidência na República Democrática do Congo (RDC), onde a instabilidade tem diminuído.
Estão confirmadas as presenças dos chefes de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, gabonês, Ali Bongo, ruandês, Paul Kagamé, e ugandês, Yoweri Museveni, bem como da RDC, Joseph Kabila, e do Presidente da Comissão da União Africana (UA), o chadiano Moussa Faki Mahama.
A reunião de Luanda antecede em três dias a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorrerá em Windhoek (Namíbia) e nela será feita uma discussão e concertação política sobre os projectos de paz e estabilidade nas duas regiões africanas.
A reunião, que decorre no Centro de Convenções de Talatona, começa com a intervenção do chefe de Estado anfitrião, o Presidente, João Lourenço, após o que os trabalhos decorrerão à porta fechada até às 12:45.Às 12:55, será feita a leitura do comunicado final da mini-cimeira pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...