Angola com a segunda maior variação dos preços na SADC e com a maior inflação da CPLP
PREÇOS. País é das regiões com aceleração meteórica dos preços nas duas comunidades em que está inserida. Inflação homóloga de Setembro é a maior do ano, quando especialistas dizem que já se vive numa hiperinflação com a taxa a ultrapassar a barreira dos 20%.
Angola registou, em Setembro, a segunda maior variação mensal da taxa de inflação homóloga da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) com um aumento de 1,47 pontos percentuais, passando de 13,54%, em Agosto, para 15,01%, a maior aumento homólogo do ano.
A variação foi inferior apenas aos 2 pontos percentuais registados no Botsuana. No entanto, a realidade inflacionária dos dois países é bastante diferente. Enquanto Angola fracassa no objectivo de baixar a inflação para um dígito ainda este ano, os botsuaneses alcançaram este objectivo no primeiro mês do ano, ao cair de 12,4 para 9,3% entre Dezembro e Janeiro. E, desde Maio, que registava uma tendência de queda até Agosto quando alcançaram 1,2%, o mínimo de três anos.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública