Aprovado acordo para a compra de autocarros escolares
Um acordo de financiamento no valor de 51.157 milhões de kwanzas, destinado à compra de meios de transporte escolar no estrangeiro, foi aprovado por Despacho Presidencial.
O acordo, segundo a Angop, foi rubricado entre o Ministério das Finanças e a empresa austríaca GOTRANS Gmbh Vienna, com propósito de adquirir autocarros para o transporte escolar, indica o Despacho Presidencial, publicado no Diário da República de 3 de Agosto deste ano.
O diploma explica a necessidade de se implementarem os projectos integrados no Programa de Investimentos Públicos (PIP), com ênfase nos investimentos que contribuem para o desenvolvimento económico e social do país.
O Despacho Presidencial autoriza o ministro das Finanças, Archer Mangueira, a assinar o acordo de financiamento e toda a documentação inerente ao processo de importação dos meios de transporte. Em Julho, o ministro dos Transportes, Augusto Tomás, anunciou o reforço do serviço de transportes públicos em Luanda, com mais 240 autocarros.
Augusto Tomás disse também estar em preparação o projecto de construção do terminal marítimo de Cacuaco, que irá facilitar o transporte de passageiros e mercadorias entre o norte, centro e o sul da área metropolitana da capital. Meses antes, em Abril, o Governo subscreveu acordos com fornecedores chineses para a aquisição de autocarros novos para as frotas de empresas de transportes colectivos urbanos de todo o país.
Em périplos às províncias, o ministro dos Transportes tem estado a prover as empresas provinciais de transportes colectivos com novos autocarros, alargando esse serviço a um número crescente de passageiros.
Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com...