Gestão RANKING MUNDIAL DE 2020

As 10 melhores empresas para trabalhar

22 Dec. 2020 Valor Económico Gestão

CRIATIVIDADE. Companhias mais dedicadas ao bem-estar dos seus funcionários têm um ranking anual, que reúne as 100 melhores empresas para trabalhar de acordo com os funcionários. E os critérios, para alem do primeiro que só torna elegíveis empresas com mais de mil funcionários, focavam segurança no trabalho, ambiente, experiências com o empregador e apreciação por parte do mesmo.

As 10 melhores empresas para trabalhar

1-Hilton – com mais de 55 mil funcionários este gigante global da hotelaria é pelo segundo ano consecutivo a melhor empresa para se trabalhar de acordo com os seus funcionários que lhe atribuem uma pontuação de 96% de satisfação. De acordo com a directora dos RH a chave está na diversidade e na paixão pela hospitalidade que é algo que não se consegue ensinar.

 

2-Ultimate Software – a cultura do obrigado limpesa nesta empresa de software especializada em recursos humanos e que fechou em Maio um negócio de mais de 11 mil milhões de USD. O espaço de trabalho tem sempre flores frescas, há pagamento de todas as contas de saúde e férias nas Bahamas como bónus para os funcionários que atingem objectivos. O lema é dar prioridade aos funcionários é essencial ao sucesso do negócio.

 

3-Wegmans Food Markets – com perto de 50 mil funcionários esta empresa focada no fornecimento de comida saudável tem um programa de bolsas de estudo e contrata sobretudo millenials entusiasmados pela venda de saúde aos clientes. A satisfação dos jovens funcionários anda pelos 94% e muitos têm planos de se tornar franchisados da marca nos seus bairros de residência.

 

4-Cisco - o conglomerado que este ano dedicou 225 milhões USD à luta contra o covid conta uma aprovação dos seus funcionários acima dos 98% e é evidente nos sorrisos que adoram trabalhar no gigante tecnológico. Segundo os gestores a Cisco faz de tudo para cuidar dos seus funcionários, incluindo providenciar aulas de meditação e yoga para além de consultas com psicólogos.

 

5-Workday – a australiana é sem surpresa integrante da lista porque o seu produto é “tudo o que diz respeito a recursos humanos”. E os focos actuais da empresa são a diversidade, igualdade de género e a inclusão. O lema é “a diversidade proporciona melhores decisões mais criatividade e melhores resultados e as mulheres têm um papel particularmente importante nisso”.

 

6-Salesforce – mais uma tecnológica no topo das melhores para os funcionários que com mais de 24 mil (só nos EUA) é presença assídua nestes rankings. A contratação é na maior parte dos casos por referência de outro funcionário que recebe um prémio se a contratação for acertada e tem uma app só para monitorar o estatuto da aplicação.

 

7-Edward Jones – com mais de 47 mil funcionários, esta especialista em serviços financeiros tem uma cultura de aumentos anuais e bónus por mérito, para além da chance de se tornar partner. O programa de treinamento mais compreensivo” e que se traduz em segurança e na mais alta taxa de retenção da indústria acima dos 85%.

 

8-Stryker – Esta companhia de tecnologia médica tem um programa de voluntariado e doa equipamento hospitalar por cada novo equipamento aprovado, para além de fazer questão de cumprir a tradição de plantar uma arvore (já vai em mais de 20 mil). A cultura de trabalho é motivar os funcionários para o foco no desconhecido e complexo.

 

9-American Express – O cartão de crédito mais conhecido do mundo vem de uma cultura de trabalho flexível, progressista e de incentivo à carreira na empresa. Fundada em 1850 e há mais de 20 anos no ranking das melhores para trabalhar a AE doa 900 milhões de USD todos os anos a ONGs variadas e oferece voluntariado aos funcionários.

 

10-Kimpton Hotels e Restaurants – Uma rede de hotéis de charme que encanta os seus funcionários que lhe atribuem 92% de satisfação. Segundo o manager a equipa de mais de 8 mil funcionários é famosa pela diversidade e cultura inclusiva que emprega deficientes, transsexuais, ex-militares e criou um programa de apoio à maternidade que ajuda ao regresso ao trabalho. 

X