Bancos aumentam número de agências, mas reduzem os colaboradores
BALANÇO. BFA e BCI foram os que mais reduziram colaboradores. Combinados forma quase 100. Sobre as agências, BAI anima o mercado com a maior rede de canais de distribuição.
Dez bancos angolano que têm os relatórios e contas do ano passado publicados nos seus websites somam 1.507 canais de distribuição (agência, balcões ou centros de representação), um crescimento de 24% comparativamente aos 1.215 existentes em 2022, indicam cálculos do Valor Económico.
Os dados contrariam o relatório ‘Banca em Análise’ da Deloitte que antecipava a tendência da redução do número de representações físicas das instituições bancárias por conta da digitalização que ocorre no sector bancário.
O crescimento dos canais de distribuição foi alavancado, sobretudo, pelo BAI. A instituição administrada por Luís Lélis abriu 91 novos canais de distrição, elevando o número para os 750, contra as anteriores 541, um incremento de cerca de 38% na sua rede.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública