BNA reduz taxa de juro de referência para 19,5%
O Banco Nacional de Angola (BNA) reduziu a taxa de juro de referência, de 20% para 19,5%, por entender que há um abrandamento da inflação e valorização do kwanza.
A decisão foi tomada na 107ª reunião do Comité de Política Monetária (CPM). "Considerando a consistência do abrandamento da evolução de preços na economia nacional, particularmente desde o início do ano em curso, como resultado do contínuo e rigoroso controlo da liquidez, da apreciação do kwanza em relação às principais moedas utilizadas nas transacções com o exterior e do aumento da oferta de bens essenciais de amplo consumo, o BNA entende estarem reunidas condições para a redução da taxa de juro directora", lê-se numa nota publicada no site do órgão.
Já a taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez desceu de 23% para 21%. O BNA entendeu manter inalterada a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 15%.
O banco central defende que, além do abrandamento da inflação e da valorização do kwanza em Angola factores externos como o elevado preço do petróleo no mercado internacional ditaram essa decisão.
Zénu dos Santos renuncia ao indulto de João Lourenço e aponta “equívoco...