Bodiva negoceia 5,803 biliões de kwanzas em sete anos
BALANÇO. Montantes negociados na bolsa angolana tendem a subir desde 2020, ano em que o Banco Nacional de Angola começou a participar activamente no mercado. Regulador do sistema financeiro contribuiu substancialmente para o crescimento astronómico no período das eleições gerais.
A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) negociou, nos últimos sete anos, período desde o qual as estatísticas se tornaram públicas, apesar de ser criada em 2014, um total de 5,803 biliões de kwanzas resultantes de 28.692 negócios efectuados, de acordo com cálculos do Valor Económico, com base nos dados disponibilizados no website da instituição.
O ano de 2022 foi o que registou a alta taxa mais elevada de todos os tempos, ao negociar 1,505 biliões, um aumento na casa dos 88%, face aos 796,839 mil milhões de 2021. O maior e quase ‘milagroso’ crescimento, tendo em conta os dos anos anteriores, foi assinalado no mês em que se realizaram as eleições gerais. Em Agosto, foram negociados 335,808 mil milhões, graças à injecção do Banco Nacional de Angola que aplicou, ao longo do ano, 420,845 mil milhões em compras intermembros e vendas intermembros.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública