Borut Pahor reeleito presidente
O chefe de Estado esloveno cessante, Borut Pahor (centro-esquerda), foi hoje (13), reeleito para o segundo mandato como Presidente da Eslovénia, na segunda volta de um sufrágio marcado por forte abstenção, de acordo com os resultados quase definitivos, noticiou a Lusa.
Com 93% dos boletins contados, Pahor, de 54 anos, era o favorito na corrida nas eleições presidenciais e obteve 53,13 por cento dos votos, contra 46,87% do seu adversário.
A participação neste sufrágio foi de 40,7%. A 22 de Outubro, na primeira volta da eleição, Pahor obteve 47,10% dos votos e o seu principal rival, o autarca e ex-humorista Marjan Sarec, 24,93 por cento, mais de metade (55%) dos 1,7 milhões de eleitores não foi votar.
Pahor tem a alcunha de "rei do Instagram" por cultivar uma imagem moderna e próxima dos cidadãos que, para os críticos, se aproxima mais do "populismo". Antigo primeiro-ministro social-democrata (2008-2011), Pahor é o quarto presidente democrático da Eslovénia, pequeno país da ex-Jugoslávia de cerca de dois milhões de habitantes, membro da União Europeia desde 2004.
Marjan Sarec, 39 anos, é um antigo actor e humorista, actualmente preside a câmara de uma pequena localidade de 14 mil habitantes situada 15 quilómetros a norte da capital, Ljubljana. A Constituição eslovena reserva ao Presidente competências limitadas, mas o chefe de Estado é responsável para designar o primeiro-ministro e a sua opinião pesa nas questões decisivas.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública