Cerca de 50% dos projectos financiados pelo BAD estão na ‘lista vermelha’
CRÉDITO. Problemas que afectam a qualidade da carteira incluem as “aquisições e desembolsos lentos” em resultado da “fraca qualidade à entrada, fraco desembolso dos fundos de contrapartida, atrasos nas assinaturas e aprovações e pendências” de processos no Tribunal de Contas”.
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) tem uma carteira de crédito de 1,3 mil milhões de dólares para Angola, sendo que cerca de 50% dos projectos financiados com este dinheiro estão na ‘lista vermelha’ por não cumprirem com os prazos, por má gestão e por falta de prestação de contas.
A avaliação é referente ao ano em curso e, de acordo com a oficial de programa principal do país, Yolanda Arcelina, a situação é “provisória” e brevemente poderá baixar para 29%, visto que, nos últimos dias, saíram desta lista os projectos do saneamento, florestal e os projectos de ciência e tecnologia. “Estes projectos todos já estavam na linha dos projectos a cancelar. Significa que não podemos submeter só os pedidos de pagamento e serem processados. Têm de ir até à sénior vip e aceitar que os projectos desembolsem”, refere Yolanda Arcelina.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’