ANGOLA GROWING
Primeiro semestre

CMC instrui nove processos sancionatórios

Comissão do Mercado de Capitais (CMC) instruiu um total de nove processos sancionatórios às entidades sob sua supervisão, no primeiro semestre de 2023, registo que representa uma redução de 69%, face aos 13 processos instruídos no semestre do ano anterior.

CMC instrui nove processos sancionatórios

Dos processos deste ano, cinco encontram-se encerrados e quatro permanecem em curso. No entanto, os processos encerrados resultaram em quatro advertências e uma aplicação de sanção pecuniária no valor de 3 milhões de kwanzas.

Os violadores das regras foram sociedades gestoras de organismos de investimentos colectivos, bancos e peritos avaliadores de imóveis.

Entre as violações, figuram o dever de informar ao cliente sobre qualquer dificuldade especial na execução das suas ordens, o dever de não contrair empréstimos por conta própria ou fora do âmbito que resulta da autorização ou do registo. Constaram também entre as violações, a realização de actos ou o exercício de actividades de intermediação sem o registo, ou sem autorização devida ou fora do âmbito que resulta da autorização ou do registo, e a prestação de informação não verdadeira ao Organismo Supervisor do Mercado de Valores Mobiliários (OSMVM).

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.