Dificuldades para pagar imposto sobre veículos deixam contribuintes à beira de um ataque de nervos
Vários contribuintes da Administração Geral Tributária (AGT) estão com dificuldades de realizar o pagamento do Imposto Sobre Veículos Motorizados (IVM), cujo prazo de pagamento termina amanhã ( dia 30).
Segundo relatos e imagens dos contribuintes chegados à nossa redação, hoje, houve enchentes nas repartições e dificuldades de acesso ao site do IVM.
Há contribuintes que reclamam da complexidade do site e outros que acreditam que o novo imposto veio criar “ mais constrangimentos que facilidades”. “Isso é um terror para pagar. Para enviarem o link uma demora. Enviaram finalmente e não consigo abrir”, desabafou um internauta.
Ainda no site há quem reclame também do cadastramento pela primeira vez. Os internautas referem que quem o faz pela primeira tem que fazer o cadastro e depois recebe uma senha. “Entre uma coisa e outra demora uma eternidade”, desabafa outro internauta. Há outros que atiram a culpa para os próprios contribuintes por só estarem preocupados em pagar em cima da hora ”Nosso hábito de deixar tudo para última hora já conhecemos. A culpa é nossa”, refere outro internauta.
Diante destas dificuldades vários contribuintes solicitam à AGT que se organize e que prorrogue o prazo de pagamento deste imposto para permitir com que todos paguem.
O IVM é a contribuição anual que todos os proprietários de veículos motorizados, automóveis ligeiros, pesados, motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos, aeronaves e embarcações, têm de pagar ao Estado.
O novo imposto é uma evolução da Taxa de Circulação, já extinta, que visa segundo a AGT, a modernização e uma maior justiça tributária, sendo que deverá ser pago de Janeiro a Junho de cada ano.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...