Emmerson Mnangagwa toma posse hoje
Emmerson Mnangagwa é empossado como presidente do Zimbabwe, nesta sexta-feira (24), em Harare, três dias após a renúncia de Robert Mugabe, que dirigiu o país durante 37 anos, noticiou a AFP, citando a imprensa estatal. "A posse de Mnangagwa está prevista para sexta-feira", informou o site do grupo audiovisual público ZBC.
Antes de deixar a África do Sul, Emmerson Mnangagwa, fez uma visita de cortesia a Jacob Zuma, com um aperto de mãos. Mnangagwa, que ambicionava o poder, foi destituído por Mugabe, de 93 anos, que pretendia favorecer as ambições políticas da sua esposa, Grace.
Mas dessa vez o veterano presidente calculou mal as consequências e a expulsão de Mnangagwa terminou com sua própria queda. Sob pressão do exército, que assumiu o controlo do país a 15 de Novembro, e das manifestações nas ruas, Mugabe fez o que nunca achou que teria de fazer e renunciou.
A notícia foi dada a conhecer no decorrer de uma sessão extraordinária do Parlamento, convocada para debater uma moção de destituição de Mugabe, que controlou todos os aspectos da vida pública no Zimbábue desde sua independência, em 1980. O anúncio foi comemorado nas ruas da capital, Harare, com buzinaços e gritos de alegria.
A renúncia põe fim a uma semana de incertezas sem precedentes. Mugabe havia ignorado todos os chamamentos para afastar-se do poder, e inclusive afirmou domingo à noite, através de um discurso televisionado, que presidiria o congresso do partido em Dezembro.
O primeiro sucessor de Mugabe terá de reerguer a economia, num país onde 90 por cento da população está desempregada.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...