A empresas

Governador do BNA garante que tem aumentado o crédito

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José Lima Massano, garantiu hoje que o crédito à economia tem estado a aumentar potenciado por programas específicos de apoio e pelo aviso 10 do BNA.

Governador do BNA garante que tem aumentado o crédito

José Lima Massano participou na reunião do comité de política monetária do BNA, na qual apresentou uma síntese da situação macroeconómica nacional e internacional e das perspectivas futuras.

 O ‘stock’ de crédito em moeda nacional registou uma expansão de 1,2% em Agosto, atingindo 3,8 biliões de kwanzas. Em termos homólogos, registou uma expansão de 23,3%. Em Agosto, registou-se um aumento do crédito em moeda nacional às empresas de 0,51%.

Em termos acumulados, o crédito aumentou 13,71% para as empresas e 14,29% para os particulares.

No âmbito do aviso 10, o BNA obriga as instituições bancárias a financiarem o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI). Foram aprovados financiamentos para 288 projectos no valor de 575 mil milhões de kwanzas até Agosto, o que corresponde a 323% do valor mínimo a conceder pelos bancos. Agricultura e produção animal foram os sectores mais financiados.

 

 

 

  

 

 

 

X