CONTA GERAL 2025

Governo desloca 3,8 biliões de kwanzas do OGE

ORÇAMENTO. Governo redistribuiu, durante a execução do Orçamento Geral do Estado de 2025, cerca de 3,8 biliões de kwanas entre diferentes órgãos e unidades orçamentais, através de créditos adicionais, contrapartidas internas e intersectoriais e outras alterações orçamentais. Movimento deixou alguns dos maiores sectores sociais e produtivos com dotações substancialmente inferiores às inicialmente aprovadas, enquanto Energia e Águas, Defesa, Interior, Obras Públicas e Presidência da República receberam os maiores reforços

Governo desloca  3,8 biliões de  kwanzas do OGE
DR

A Conta Geral do Estado identifica 24 órgãos que beneficiaram de reforços orçamentais e um conjunto de entidades sujeitas a anulações no decurso do exercício de 2025. No total, os reforços superaram os 3,813 biliões de kwanzas, praticamente o mesmo valor das anulações, revelando uma operação de redistribuição interna das dotações e não uma redução líquida de igual dimensão da despesa orçamental.

O maior reforço foi atribuído ao Ministério da Energia e Águas, com 1,144 biliões de kwanzas, valor que mais do que duplica a dotação inicialmente aprovada de 814,2 mil milhões. Segundo o relatório, cerca de 900 mil milhões resultaram de crédito adicional atribuído por autorização do Titular do Poder Executivo, por contrapartida da Reserva, para fazer face às despesas prioritárias do sector.



Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.