Governo recebe empréstimo de 300 milhões USD do Banco Mundial e espera mais 150 milhões do BAD
FINANCIAMENTO. Dinheiro será entregue totalmente em 2029, esperando-se que se desenvolvam infra-estruturas que proporcionem dinamismo no corredor do Lobito. Governo aguarda pelo financiamento de mais instituições financeiras internacionais para ‘animar’ o corredor.
O Governo, através do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), assinou com o Banco Mundial uma nova linha de financiamento de cerca de 300 milhões de dólares para a implementação do projecto ‘Diversifica Mais’, cujo objectivo é ‘dar vida’ ao corredor do Lobito com a construção de infra-estruturas de apoio à produção, como centros logísticos.
A partir do próximo ano, o valor começa a ser desembolsado em várias tranches que vão ser entregues na totalidade durante cinco anos. O ministro Mário Caetano João acredita que o acordo é o “exemplo de uma relação para ganhos dos dois lados” que o país gostaria de “usar agora para começar a ditar” o que espera dos seus parceiros, sublinhando que o projecto é feito para Angola. “Não é um projecto que o banco Mundial acha que deve ser implementado aqui, é um projecto que, exactamente, nasceu com o apoio das duas partes, foi feito à medida daquilo que Angola pediu”, precisou.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública