INE prevê apresentar resultados preliminares do censo em Maio
O Instituto Nacional de Estatística (INE) prevê apresentar os resultados preliminares do Recenseamento Geral da População e Habitação na primeira quinzena de Maio.

A informação foi avançada pelo porta-voz da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do processo, Hernâni Pena Luís. Sem avançar datas para a divulgação dos dados definitivos, o porta-voz explicou que a divulgação dos dados será antecedida de um pós-censitário, que visa “calibrar a consistência” da informação recolhida. Este inquérito, continuou, é uma operação micro e um normativo das Nações Unidas, cujo arranque está previsto para os próximos dias, envolvendo apenas algumas localidades municipais e comunais.
Hernâni Pena Luís garantiu ainda que os recenseadores, assistentes técnicos provinciais e comunais e outros que celebraram contrato com o INE, no âmbito do censo, vão receber os valores correspondentes.
A recolha de dados do censo decorreu de 19 de Setembro a 19 de Novembro, após 30 dias de prorrogação. Todo o processo de recolha esteve envolvido em polémicas e acusações de desorganização. As autoridades chegaram a admitir a existência de constrangimentos registados nas duas primeiras semanas de arranque desta operação censitária.
Vários agentes de campo mobilizados para esta operação em diversas regiões do país denunciaram admissões duvidosas, falta de transporte e de apoio alimentar constante.
Não nos silenciaram! Estamos de volta!