Inflação vai aumentar e fechar acima dos 12%
os especialistas do Banco de Fomento Angola (BFA) recomendam ao Banco Nacional de Angola (BNA) que continue a zelar pelo equilíbrio entre a política monetária e a política cambial, de modo a assegurar a persecução dos objectivos de estabilidade de preços e do valor da moeda nacional.
“Numa altura em que há uma visível pressão no mercado cambial consistente com a redução do saldo da balança comercial, o Banco Central deve continuar a avaliar bem de perto a situação. Adicionalmente, apesar da inflação homóloga estar situada a níveis históricos, é crucial analisar o ritmo da inflação mensal que vem acelerando ligeiramente,” analisam os epsecialistas.
Embora o BNA tenha alcançado os objectivos ligados à flexibilização da política monetária, segundo referem os economistas, antecipam que a inflação homóloga já tenha parado de desacelerar, podendo começar a subir de maneira “muito ligeira” até um nível um pouco acima dos 12% no final deste ano.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública