Israel disponibiliza 300 milhões de dólares para apoiar projectos agrícolas
O Estado de Israel vai disponibilizar 300 milhões de dólares para financiar projectos agrícolas em Angola, anunciou na semana passada, no município do Tomboco, Zaire, o embaixador, Oren Rozenblat.
Em declarações à imprensa no final de uma visita de 48 horas ao Zaire, o diplomata disse que a sua deslocação serviu para identificar as potencialidades agrícolas da região, bem como estabelecer cooperação com os actuais investidores ligados ao sector da agricultura.
Durante a visita, o embaixador acompanhado pelo governador do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, inteirou-se das fazendas agrícolas de Colinas do Lukunga e do ATS-grupo constrói Soyo, ambas localizadas no município do Tomboco.
De acordo com Oren Rozenblat, existe no Zaire investidores com vontade de desenvolver a actividade agrícola, mas que enfrentam ainda dificuldades de ordem financeira, pelo que o seu país se propõe cooperar com as autoridades locais para alavancar o sector e contribuir para o desenvolvimento económico de Angola.
Sublinhou que o seu país elegeu a agricultura por ser um sector que pode oferecer mais postos de trabalho, principalmente para os jovens, bem como ajudar os produtores a encontrar novos mercados para a comercialização do excedente.
Durante a sua estada na província, o embaixador israelita trabalhou nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo e Tomboco.
“Quem no fundo acaba por ter poder sobre o judicial...