Visita durou 48 horas

Ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros deixa Luanda

Encontro com o Presidente da República, João Lourenço, marcou o ponto alto da visita do governante cabo-verdiano a Angola.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Comunidades e da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, deixou hoje (7) Luanda, após ter terminado uma visita de trabalho de 48 horas a Angola, tendo sido recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, a quem fez a entrega de uma mensagem do Presidente Jorge Carlos Fonseca.

negócios estrangeiro Cabo Verde

 

A mensagem do estadista cabo-verdiano serviu para convidar o homólogo angolano a participar na Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a realizar-se, em Julho, na Cidade da Praia, e para visitar oficialmente Cabo Verde, ainda este ano.

Em Luanda, Luís Filipe Tavares participou igualmente nas conversações oficiais entre delegações dos dois países, que abordou o incremento dos laços bilaterais existentes, com destaque para o sector económico e empresarial, sobretudo, nos subsectores das pescas, turismo, transportes marítimos e aéreos.

Cabo Verde pretende a retomada das ligações aéreas entre as duas capitais e quer que Angola seja um parceiro estratégico em África, mantendo a cooperação no domínio da defesa e segurança, onde se pretende que Angola continue a formar oficiais cabo-verdianos em instituições de ensino militar das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Os dois países mantêm laços históricos, de amizade e de cooperação no plano bilateral, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da CPLP, bem como no quadro multilateral.