Banco BAI
Em Malanje

MOSAPII investe 63 milhões kz em agricultores familiares

MOSAPII investe 63 milhões kz em agricultores familiares

O projecto de Agricultura Familiar e Comercialização (Mosap) disponibilizou 63 milhões de kwanzas para a produção de hortícolas pelos agricultores familiares de Malanje, informou à imprensa o coordenador do programa nessa província.

Paulo Sozinho calcula que a iniciativa, orientada essencialmente para a produção de tomate e repolho, numa área de 150 hectares, venha a beneficiar 2.500 famílias. E sublinha que a aposta visa “diversificar a produção na província e fazer face ao período de estiagem” característico da terceira fase da campanha agrícola.

O montante financeiro a ser aplicado no subprojecto vai servir para a aquisição de sementes, adubos e bombas de irrigação. Paulo Sozinho lembra que, na primeira e segunda épocas da campanha agrícola 2019-2020, o Mosap II apoiou 2.799 e 14 mil pequenos produtores com assistência técnica e fornecimento de meios de produção,  além de terem sido mecanizados 2.004 hectares.

Para já, a entidade distribuiu 175 toneladas de fertilizantes, 40 de adubo simples, 10 toneladas de sementes de milho, 46 de feijão manteiga e 160 toneladas de batata rena, num investimento estimado em cerca de 400 milhões de kwanzas.

X