APP VE
Êxito empresarial pode chegar depois dos 40 anos

Nunca é tarde para o sucesso

28 May. 2019 Valor Económico Gestão

EMPREENDEDORISMO. Seja no mundo nas finanças, no cinema ou na tecnologia, muitos milionários só começaram a ter sucesso muito mais tarde. Passaram por vários empregos, alguns bem modestos, até se realizarem profissionalmente. O site Business Insider fez uma lista dos principais empresários que enriqueceram depois dos 40 anos.

Nunca é tarde para o sucesso

Donald Fisher – roupas

O executivo e co-fundador da marca de roupa GAP tinha 40 anos quando abriu, junto com a mulher, Doris Fisher, a primeira loja em San Francisco, em 1969. Hoje, a GAP é considerada uma das maiores lojas de roupa dos EUA. O património de Doris Fisher está avaliado pela Forbes em 2,17 mil milhões de dólares.

Ray Kroc – ‘fast-food’

Dick e Mac precisavam de um agente de ‘franchising’ para expandir a loja e Ray Kroc, aos 52 anos, viu grande oportunidade. Depois de 30 anos de biscates (vendedor de copos de papel e de batidos e pianista) fundou a McDonald’s. em 1955. Desde então, abriu mais de 36 mil restaurantes e alimenta 70 milhões de pessoas por dia.

Sam Walton - comércio

O fundador do Walmart, a maior rede de supermercados do mundo, abriu a primeira loja com o irmão em 1962, quando tinha 44 anos. Antes de iniciar o império, Walton teve uma carreira razoavelmente bem-sucedida na gerência de lojas. Hoje, existem mais de 11 mil lojas Walmart em todo o mundo, que produzem mais de 500 milhões de dólares de receitas por ano.

Safra Catz – tecnologias

Safra Catz está com a Oracle desde 1999, juntando-se ao conselho de administração quando tinha 39 anos. Antes de ingressar, era bancária da Donaldson, Lufkin & Jenrette. Rapidamente, e actuou como CFO, e agora é co-CEO junto com Max Hurd. Catz foi nomeada a CEO mais bem paga do mundo em 2017, o ano em que ganhou 40,9 milhões de dólares.

Lynda Weinman - informática

Lynda Weinman fundou a Lynda, com com o marido, em 1995, quando tinha 40 anos. Lynda.com é uma biblioteca on-line e foi comprada pelo LinkedIn em 2015 por 1,5 mil milhões de dólares. Antes da oportunidade, Weinman teve vários empregos: abriu duas lojas em Los Angeles e tornou-se uma animadora digital para a Dreamquest. Ensinou também media digital.

Robin Chase – automóveis

Robin Chase trabalhou como consultor antes de fundar a empresa de aluguer de carros Zipcar, em 2000, aos 42 anos. O primeiro Zipcar esteve à frente da casa de Chase em Massachusetts, e um conjunto de chaves estava escondido debaixo de um travesseiro na varanda da frente. A Zipcar passou a ser avaliada em 1,2 mil milhões de dólares em 2011.

Henry Ford – automóveis

Henry Ford, fundador da fábrica de carros que leva o seu apelido, apresentou ao mundo o seu maior sucesso: o Ford Model T, em 1908. Tinha, na altura, 45 anos. A Ford é a oitava empresa norte-americana na lista Fortune 500, com base nas receitas globais em 2009 de 118,3 mil milhões de dólares.

Coronel Sanders ‘fast-food’

Harland Sanders fundou a rede Kentucky Fried Chicken, a KFC, em 1952, com 62 anos. Sanders teve várias profissões. Começou por servir frango frito durante a grande depressão numa bomba de gasolina e, mais tarde, num restaurante e motel que comprou. O coronel vendeu a rede completa do KFC em 1964 por dois milhões de dólares (hoje 10,2 milhões de dólares).

Jack Weil - roupa

Jack Weil fundou a Rockmount Ranch Wear, a marca de roupas de ‘cowboy’ em 1946, aos 45 anos de idade. Os seus designs tornaram-se icónicos e transformaram a moda ocidental. Antes de fundar as lojas, era um vendedor de ligas. Permaneceu como CEO até à morte em 2008, aos 107 anos. Era o CEO mais antigo dos EUA.

Stan Lee – entretenimento

Stan Lee é um dos responsáveis pelo sucesso da Marvel Comics, editora debanda desenhada, que é hoje uma das maiores corporações do mundo. Lee deu vida ao grupo ‘O Quarteto Fantástico’, aos 39 anos. Após a popularidade do grupo, criou outros super-heróis como o Homem-Aranha e o Homem de Ferro. Em 1998, vendeu os direitos a percentagens das bilheteiras dos filmes da Marvel por 10 milhões de dólares.