Preços da actividade industrial aumentam 6,6%
No terceiro trimestre, os preços da actividade industrial registaram um aumento de 6,6% face aos três meses anteriores, influenciados pela variação dos produtos e serviços das indústrias extractiva, com 6,9%, e transformadora, com 1,9%.
De acordo com a Folha de Informação Rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o índice de preços no produtor, quanto às categorias de bens, os produtos de energia foram os que tiveram maior variação com 6,5%, seguido dos bens de consumo com 2,6% e dos bens intermédios com 1,0%.
No entanto, a taxa de variação homóloga fixou-se em 56,7%, motivada pela variação de preços dos produtos e serviços das indústrias extractivas, com 61,4%, e transformadoras com 10,3%. Na secção das indústrias extractivas, as actividades que tiveram maior variação de preços neste período foram a de extracção de petróleo e gás, com 61,4%, seguida da de extracção de diamantes, com 60,9%.
Enquanto isso, por tipo de bens, os produtos de energia foram os que tiveram maior variação homóloga com 59,8%, seguido dos bens de consumo, com 14,1%, e os bens intermédios, com 8,1%.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...